top of page

O QUE É AS OITAVAS DE PÁSCOA?

Aparições de Jesus Cristo Ressuscitado

As Oitavas da Páscoa são um período litúrgico de oito dias de celebração após a Páscoa na tradição da Igreja Católica. Durante esses oito dias, a Igreja continua a celebrar a alegria da Ressurreição de Jesus Cristo. As Oitavas da Páscoa começam no domingo de Páscoa e terminam no domingo seguinte, conhecido como Domingo da Divina Misericórdia.


Após o domingo de Páscoa, a Igreja vive o Tempo Pascal. São sete semanas em que a Liturgia celebra a presença de Jesus Cristo Ressuscitado entre os Apóstolos, dando-lhes as suas últimas instruções (At 1,2). Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus teve a Sua ascensão ao Céu e, ao final dos 49 dias, enviou o Espírito Santo sobre a Igreja reunida no Cenáculo com a Virgem Maria. É o coroamento da Páscoa. O Espírito Santo dado à Igreja é o grande dom do Cristo glorioso.


O Tempo Pascal compreende esses cinquenta dias (em grego = “pentecostes”) vividos e celebrados “como um só dia”. Dizem as “Normas Universais do Ano Litúrgico” que “os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, “como se fosse um único dia festivo”, como um grande domingo” (n. 22).


Durante as Oitavas da Páscoa, a Igreja enfatiza a importância da ressurreição de Cristo como o evento central da fé cristã. As leituras bíblicas durante esse período frequentemente destacam os encontros de Jesus ressuscitado com seus discípulos e outras testemunhas, ressaltando a importância da fé na ressurreição para a vida cristã.

Além disso, as Oitavas da Páscoa são um tempo de alegria e agradecimento pela salvação que Cristo trouxe ao mundo por meio de sua morte e ressurreição. Os fiéis são encorajados a viverem de acordo com os ensinamentos de Cristo, renovando seu compromisso com a fé e testemunhando a alegria da ressurreição em suas vidas diárias.


Um dos aspectos significativos das Oitavas da Páscoa na tradição católica é a recitação do Regina Coeli (Rainha do Céu), uma antífona mariana que substitui o Angelus durante esse período. O Regina Coeli é uma oração de louvor à Virgem Maria pela ressurreição de seu filho, Jesus Cristo, e é uma expressão de alegria e esperança na vida eterna.


Não deixemos passar esse tempo de graças em vão. Façamos com que nesses dias de festa que como igreja vivenciamos a nossa fé em Jesus ressuscitado se renove. E tudo aquilo que hoje na nossa vida precisa ressuscitar seja entregue Àquele que tudo pode realizar. Ele venceu o pecado, venceu a morte, venceu o mundo e é capaz de tudo para nos salvar!


Feliz Páscoa!


Cristo ressuscitou Aleluia! Sim verdadeiramente ressuscitou Aleluia!



73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page